OUÇA AQUI

O SURGIMENTO DA RÁDIO

HISTÓRICO DA RÁDIO COMUNITÁRIA DE RIACHO DE SANTANA

Tudo começou em 1998, quando o então prefeito Dr. Welington Soares instalou a FM comunitária Caripina FM através da Associação Cultural Terezinha de Jesus, que tinha como presidente Itaécio Soares. No início as instalações eram na Rua José Bonifácio, hoje Rua Clodomiro Elias, e depois foram transferidas para a Rua Manoel de Souza Lima, onde permaneceram até o seu fechamento. Os primeiros locutores foram José Laécio de Sousa, José Vandaécio de Souza, Aécio Bento de Souza, Nildaécio Bento de Souza e Carlos Alberto de Aquino. Depois vieram os irmãos Manoel Francisco e Francisco Neto, mais tarde acompanhados por Valdeilson Dantas, Elizonete Lima e Cledyna Maria.
A Caripina FM alcançou tanto sucesso e eficácia que quando foi fechada, ficou um vazio no município e região, por isso permaneceu o desejo de abrir uma nova rádio em Riacho de Santana. Nesse momento que os irmãos Laécio, Vandaécio, Aécio e Nildaécio resolveram abrir a Rádio Interativa FM, a princípio na frequência de 90,7 e partiram para dar os primeiros passos para conseguir a concessão da rádio comunitária Interativa Fm em janeiro de 2005 com a fundação da Associação Cultural Santanense. Daí por diante começou uma longa caminhada com vários obstáculos que com organização e persistência foram ultrapassados, até que em maio de 2010 foi assinada a portaria que dava a concessão da Rádio Comunitária para a Associação Cultural Santanense.
Depois da portaria que autorizava a Associação a executar o serviço de rádio difusão comunitária foi travada uma batalha dos sócios para conseguir a instalação da rádio. A equipe resolveu fazer um livro de doações o qual foi levado de casa em casa pelos locutores, em busca do apoio das famílias em prol da causa da compra dos equipamentos da rádio. O prefeito Raimundo Nonato dos Santos doou um garrote para rifa, dando também uma vital ajuda.
Foi sim uma grande luta de toda a comunidade, empenhada em ver o sucesso da Interativa FM. A força de todos unidos fez este sonho se tornar realidade e a emissora foi finalmente inaugurada em 23 de junho de 2011, após a liberação final pelo Ministério das Comunicações no dia oito do mesmo mês e ano.
A Interativa FM conta hoje com uma equipe de locutores que trabalham todos os dias prestando um serviço voltado para a comunidade com programas musicais, culturais (onde os artistas da terra são valorizados) e informativos.
Para os que nunca desistiram desse projeto, resta a certeza de que àqueles que acreditam nada é impossível.


Texto: Laécio Bento